Espetáculos da Cia encerram mostras paralelas do FENATA

Maresias  - Cia Fios de SombraNo ano passado, despretensiosamente, a Cia Fios de Sombra comoveu a platéia que assistia à apresentação do espetáculo Anjo de Papel no 40° Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa. Com um texto encantador, manipulação apurada e trilha sonora sensível entre tantos outros atributos do espetáculo, rendeu à Cia a belíssima crítica de Kil Abreu denominada Um Tempo Para a Delicadeza.

O 41° FENATA encerra no dia 12 de Novembro suas mostras paralelas, e para fechar com chave de ouro esse grande evento, a Cia Fios de Sombra apresenta dois espetáculos de seu repertório: às 14h a trupe de Campinas traz ao Cine-Teatro Ópera B toda a magia do teatro de animação. Na categoria Teatro de Animação do festival, Maresias conta a historia de um homem solitário que brincando em uma praia constrói um castelo de areia e um menino, este desperta com um sopro de vida dado pelo homem. Quando o menino de areia fica sozinho, sonha com uma bela sereia que o chama das profundezas do mar. Um conto entre criador e criatura, sonho e realidade, areia e mar… Conduzida pelo ator Lucas Rodrigues que manipula os títeres e contracena com eles, o espetáculo infantil já encantou crianças e adultos da capital e interior do Estado, sendo uma das principais atrações recomendadas pela Revista Veja São Paulo.

Cinza - Cia Fios de SombraNo mesmo dia, ainda no Cine-Teatro Ópera B, às 22h, a Cia Fios de Sombra apresenta a historia de uma moradora de rua na categoria Às Dez em Cena. Cinza traduz de maneira poética os conflitos desta mulher, cuja forma física se confunde com o ambiente onde vive. A personagem é interpretada pela atriz e bailarina Paloma Barreto, que manipula um títere dando-lhe vida, enquanto reconstrói fragmentos de seu passado, continuadamente, até se confrontar com seus medos e conflitos. O boneco passa por situações adversas como qualquer criança de rua, o que lhe confere maior veracidade nas ações. Numa mistura de dura realidade e bela fantasia, Cinza aborda conflitos que estão por toda a parte.

Várias técnicas, repertório variado e muita dedicação do Teatro de Animação

A Cia. Fios de Sombra, referência em teatro de animação no Brasil, surgiu da continuidade do trabalho de pesquisa e atuação do diretor e dramaturgo uruguaio Rafael Curci, que completa 30 anos de carreira e considerado um dos mais importantes nomes do teatro de títeres contemporâneo, responsável pela direção artística do grupo.
Composta também pelo ator, produtor e iluminador Lucas Rodrigues, pela bailarina e atriz Paloma Barreto e pela atriz e assistente de produção Elaine Vilela, a Cia, procura em cada uma de suas montagens, estimular no espectador sua disposição natural pela imaginação, incitar sua capacidade lúdica e representacional para que sejam realizadas infinitas interpretações simbólicas, que atraem tanto as crianças como aos adultos.
Observar, escutar, atender, participar com sua imaginação e contemplar os diferentes mundos poéticos que propõe cada espetáculo, esse é o convite que a companhia faz a cada um dos espectadores que assiste ao seu trabalho, para que desfrutem intensamente destes universos.

SERVIÇO:
Cia Fios de Sombra no 41° FENATA
Maresias – 12/11 às 14h no Cine-Teatro Ópera B
Cinza – 12/11 às 22h no Cine-Teatro Ópera B
Informações: (42)3220-3494

Publicado em Novidades

Deixe um comentário

Arquivo
novembro 2013
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930